quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Felicidade Não Se Compra, A

Título: Felicidade Não Se Compra, A

Título Original: It´s a Wonderful Life

Direção: Frank Capra

Elenco: James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore

Sinopse: O filme conta a história de um chefe de família prestes a se suicidar e que recebe a visita de seu anjo da guarda, que lhe mostra o que seria da localidade se ele nunca tivesse existido. 

Ano: 1946 / País: EUA / Duração: 130 minutos / Gênero: Drama, Fantasia, Família, Romance

&&&

Filme favorito de seu autor e de muita gente, tem semelhança com um conto de Dickens, buscando o verdadeiro sentido das celebrações de Natal, o que justifica suas infalíveis reprises em dezembro. 

O vigor e a estrutura de A Felicidade não se Compra (It's a Wonderful Life) lembram os sucessos de Capra antes da guerra, como O Galante Mr. Deads (1936) e A Mulher Faz o Homem (1939), cujos heróis representam o ideal cívico combatido pelas forças da corrupção, mas redimido pela sociedade. George Bailey (James Stewart) personifica o típico "homenzinho" das histórias de Capra, apaixona-se por Mary (Donna Reed), mas os problemas financeiros levam-no ao desespero. Está à beira do suicídio quando é resgatado por Clarence (Henry Travers), seu anjo-de-guarda, que lhe mostra como tudo seria diferente se ele não houvesse nascido. O público do pós-guerra considerou-o muito sentimental, e a bilheteria foi fraca. (1)

(1) BERGAN, Ronald. Guia Ilustrado Zahar Cinema. Tradução de Caroline Alfaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário